Seja Bem Vindo

Seja Bem vindo. Hoje é

Publicações



 Artigos


·         MOLITERNO, ALINE CARDOSO MACHADO ; BORGHI, ANA CARLA ; ORLANDI, LARISSA HELENA DE SOUZA FREIRE ; FAUSTINO, ROSÂNGELA CÉLIA ; SERAFIM, DEISE ; CARREIRA, LÍGIA . Processo de gestar e parir entre as mulheres Kaingang. Texto & Contexto Enfermagem (UFSC. Impresso) v. 22, p. 293-301, 2013.

·         FAUSTINO, ROSÂNGELA CÉLIA ; NOVAK, M. S. J. ; CIPRIANO, S. Vanfej. . A presença indígena na universidade: acesso e permanência de estudantes Kaingang e Guarani no Ensino Superior do Paraná. Revista Cocar (UEPA), v. 7, p. 69-81, 2013.

·         FAUSTINO, R. C. . Teoria Histórico Cultural e educação indígena: uma experiencia com a escola dos Kaingang no Paraná. Currículo sem Fronteiras, v. 12, p. 70-84, 2012.

·         FAUSTINO, R. C. . Educação e religião Guarani no Paraná: estudo a partir do ritual Nimongarai. Práxis Educativa (UEPG. Online), v. 7, p. 239-263, 2012.

·         FAUSTINO, R. C. . Os processos educativos no Brasil e seus projetos para a civilização e inclusão indígena. Revista HISTEDBR On-line, v. 41, p. 188-208, 2011.

·         FAUSTINO, R. C. . Movimentos sociais, questão indígena e educação no contexto da diversidade cultural. Contrapontos (UNIVALI) (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-7114 Contrapontos (Online)), v. 11, p. 141-161, 2011.

·         MOLITERNO, A. C. M. ; PADILHA, A. M. ; FAUSTINO, R. C. ; MOTA, L. T. ; CARREIRA, L. . Dinâmica social e familiar: uma descrição etnográfica de famílias de idosos Kaingang. Ciência, Cuidado e Saúde (Online), v. 10, p. 836, 2011.

·         FAUSTINO, ROSÂNGELA CÉLIA ; NOVAK, M. S. J. ; MILESKI, K.G ; RIBEIRO, P.C.R ; LANCA, V. S. ; BERNARDINO, M. M. . O Programa Bolsa Família e o acesso à educação escolar em comunidades indígenas Kaingang e Guarani no Paraná. Pesquisas de Avaliação - MDS, v. 1, p. 1-18, 2011.

·         FAUSTINO, R. C. ; NOVAK, M. S. J. ; MILESKI, Keros Gustavo ; RAMON, P. C. R. ; BERNARDINO, M. M. . O Programa Bolsa Família e o acesso à educação escolar em comunidades indígenas Kaingang e Guarani no Paraná.. Pesquisas de Avaliação, v. 1, p. 1-18, 2011.

·         FAUSTINO, R. C. . Religião Guarani Nhandewa: uma complexa organização e recriação para a vida e a educação. Revista Brasileira de História das Religiões, v. 3, p. 47-71, 2010.

·         FAUSTINO, R. C. ; NOVAK, M.S.J. ; LANÇA, V. de S. . Educação trabalho e gênero na indígena: estudo sobre os Kaingang de Faxinal no Paraná. Emancipação (UEPG), v. 10, p. 341-350, 2010.

·         NOVAK, M. S. J. . MATO, Daniel (Coord.). Educación superior y pueblos indígenas y afrodescendientes en América Latina: normas, políticas y prácticas. Caracas: IESALC-UNESCO, 2012.. Práxis Educativa (Impresso), v. 7, p. 281-288, 2012.

·         MILESKI, Keros Gustavo ; RAMON, P. C. R. . GRANDO, Beleni Saléte (Org.). Jogos e culturas indígenas: possibilidades para a educação intercultural na escola. Cuiabá: EdUFMT, 2010.. Práxis Educativa (Impresso), v. 7, p. 289-297, 2012.


  • SILVA, A. G. B. Racismo e alienação: uma aproximação à base ontológica de temática racial. Teoria e Prática da Educação, v. 14, p. 155, 2014
  • A Educação Escolar Indígena na Produção Científica da Área da Educação Física. Revista Comunicões, v. 21, p. 97-111, 2014 https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacao/article/viewArticle/1859

  • A Educação Escolar Indígena e o Atendimento Educacional Especializado nos documentos educacionais. Teoria e Prática da Educação, (impresso) v. 16, p. 117-128, 2013


  • GRANDO, Beleni Saléte (Org.). Jogos e culturas indígenas: possibilidades para a educação intercultural na escola. Cuiabá: EdUFMT, 2010. Práxis Educativa (Impresso), v. 7, p. 289-297, 2012.
  • FAUSTINO, R. C. ; NOVAK, M. S. J. ; MILESKI, Keros Gustavo ; RAMON, P. C. R. ; BERNARDINO, M. M. . O Programa Bolsa Família e o acesso à educação escolar em comunidades indígenas Kaingang e Guarani no Paraná. Pesquisas de Avaliação, v. 1, p. 1-18, 2011. http://aplicacoes.mds.gov.br/sagirmps/simulacao/sum_executivo/pdf/sumario_119.pdf


  • FAUSTINO, R. C. ; MILESKI, Keros Gustavo . Jané Reko Paranuhá: a experiencia com a revitalização da lingua Xetá no Paraná. In: XIII Inter - American Symposium on Ethnography and Education, 2013, Los Angeles. XIII Inter - American Symposium on Ethnography and Education, 2013.

  • MILESKI, Keros Gustavo ; FAUSTINO, R. C. . A contribuição da educação no processo de reorganização do sistema de liderança Kaingang no Paraná.. In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo. XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA - ANPUH: 50 anos. São Paulo: ANPUH-SP, 2011. v. 1

  • MILESKI, Keros Gustavo ; NOVAK, M. S. J. . A construção de Projeto Político-Pedagógico em escolas indígenas Kaingang do Paraná: primeiros apontamentos. In: IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - IX ANPED SUL, 2012, Caxias do Sul. IX ANPED SUL, 2012.

  • MILESKI, Keros Gustavo ; FAUSTINO, R. C. . O que diz a produção científica na área da educação física sobre a educação escolar indígena?. In: XII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013, Maringá. Seminário do PPE, 2013.


Livros


·         FAUSTINO, R. C. (Org.) ; MOTA, L. T. (Org.) . Cultura e diversidade cultural: questões para a educação. 1. ed. Maringá: EDUEM, 2012. v. 1. 231p .

·         FAUSTINO, R. C. (Org.) ; NOVAK, Maria Simone Jacomini (Org.) . Alfabetização, cultura e educação de jovens e adultos: uma experiência entre índios Kaingang no Paraná. Maringá: EDUEM, 2011. v. 1. 179p .

·         CARVALHO, Elma J.G (Org.) ; FAUSTINO, R. C. (Org.) . Educação e diversidade cultural. 2ed. ed. Maringá: EDUEM, 2011. 273p .

·         GONSALVES, Elma Julia (Org.) ; FAUSTINO, R. C. (Org.) . Educação e diversidade Cultural. 1. ed. Maringá: EDUEM, 2010. v. 1. 254p .

·         FAUSTINO, R. C. ; FARIAS, A.K.A ; ALVES, J.N.K ; Lucio Tadeu Mota . Kaingang do Faxinal: nossos conhecimentos e nossas histórias antigas. 1. ed. Maringá: EDUEM, 2010. v. 1. 74p .

·         SCHELBAUER, A.R ; LUCAS, M.A.F.O ; FAUSTINO, R. C. . Práticas Pedagógicas, alfabetização e letramento. 1. ed. Maringá: EDUEM, 2010. v. 1. 154p .

·         FAUSTINO, R. C. (Org.) ; Amorelli, C. S (Org.) . Ler, escrever e ser Kaingang no Paraná. 1. ed. Curitiba: SEED, 2010. 110p .

·         FAUSTINO, R. C. ; CHAVES, M. ; BARROCO, Sonia Mari Shima . Intervenções pedagógicas na educação escolar indígena: contribuições da Teoria Histórico Cultural. 2. ed. Maringá: EDUEM, 2010. v. 1. 189p .

·         NOVAK, M.S.J. (Org.) ; FREITAS, A. E. C. (Org.) ; WAWZYNIAK, J. V. (Org.) ; FAUSTINO, R. C. (Org.) . Educação Superior Indígena no Paraná. 1. ed. Maringá: EDUEM, 2010. v. 1. 182p .



Capítulos de livros


·         FAUSTINO, R. C. ; COSTA, M.P.R ; BURATTO, L. G. . A legislação e o atendimento às pessoas com deficiência: o caso dos indígenas no Paraná. In: Enicéia Gonçalves Mendes; Maria amélia almeida. (Org.). A pesquisa sobre inclusão escolar em suas múltiplas dimensões: teoria, política e formação. 1ed.Marília: ABPEE, 2012, v. 1, p. 175-196.

·         MOTA, L. T. ; FAUSTINO, R. C. . Entendendo cultura, etnicidade e políticas de inclusão. In: Rosangela Celia Faustino; Lucio Tadeu Mota. (Org.). Cultura e diversidade cultural: questões para a educação. 1ed.Maringá: EDUEM, 2012, v. 1, p. 13-30.

·         FAUSTINO, R. C. . Educação de jovens e adultos indígenas: a importância da pesquisa e da intervenção pedagógica. In: FAUSTINO, R.C; NOVAK, M.S.J. (Org.). Alfabetização, cultura e educação de jovens e adultos: uma experiência entre índios Kaingang no Paraná. MARINGÁ: EDUEM, 2011, v. 1, p. 47-68.

·         FAUSTINO, R. C. . Diversidade cultural e educação escolar indígena: contingências de uma política internacional. In: CARVALHO, Elma J.G; FAUSTINO, Rosangela C. (Org.). Educação e diversidade cultural. 2eded.Maringá: EDUEM, 2011, v. , p. 87-110.

·         FAUSTINO, R. C. . Diversidade cultural e educação escolar indígena: contingencias de uma política internacional. In: GONSALVES DE CARVALHO, ELMA JULIA; FAUSTINO, ROSANGELA CELIA. (Org.). Educação e Diversidade cultural. 1ed.Maringá: EDUEM, 2010, v. 1, p. 85-108.

·         BURATTO, L. G. ; NOVAK, Maria Simone Jacomini ; FAUSTINO, R. C. . Politicas educacionais para populações indígenas. In: Mario Luiz Neves de Azevedo. (Org.). Política educacional brasileira. 2ed.Maringá: EDUEM, 2010, v. 1, p. 123-134.

·         FAUSTINO, R. C. . Diversidade cultural, alfabetização e letramento. In: SCHELBAUER, A. R; LUCAS, M.A.O.F; FAUSTINO, R. (Org.). Práticas pedagógicas, alfabetização e letramento. 1ed.Maringá: EDUEM, 2010, v. 1, p. 115-132.

·         ALENCAR, Tiscianne Cavalcante de ; FAUSTINO, R. C. ; ANDRIOLI, Luciana Regina . Alfabetização e letramento de jovens e adultos Kaingang no Paraná. In: NOVAK, M.S; FREITAS, A.E de C; WAWZINYAK, J.V.; FAUSTINO, R.C. (Org.). Educação Superior Indigena no Paraná. 1ed.Maringá: EDUEM, 2010, v. 1, p. 157-169.

·         FAUSTINO, R. C. . Educação Continuada, trabalho e diversidade cultural. In: SEED - Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Departamento da Diversidade. (Org.). Cadernos Temáticos. Curitiba: SEED-PR, 2010, v. 1, p. 70-75.

·         FAUSTINO, R. C. . A politica da diversidade cultural e da inclusão das minorias étnicas na sociedade globalizada. In: FAUSTINO, R.C.; CHAVES, M.; BARROCO, S.M.S. (Org.). Intervenções pedagógicas na educação escolar indígena: contribuições da Teoria Histórico Cultural. 2ed.Maringá: EDUEM, 2010, v. 1, p. 11-30.

·         FAUSTINO, R. C. . Historia da educação escolar indígena no Brasil. In: FAUSTINO, R.C.; CHAVES, M.; BARROCO, S.M.S. (Org.). Intervenções pedagógicas na educação escolar indígena: contribuições da Teoria Histórico Cultural. 2ed.Maringá: EDUEM, 2010, v. 1, p. 31-52.

·         NOVAK, E. S. ; Rocha, Alessandro Santos ; NOVAK, M.S.J. . Diversidade e Educação: uma perspectiva histórica. In: FAUSTINO, Rosângela Célia; MOTA, Lúcio Tadeu. (Org.). Cultura e Diversidade Cultural: questões para a Educação. '1ed.Maringá: Eduem, 2012, v. 1, p. 31-52.

·         Rocha, Alessandro Santos ; NOVAK, M.S.J. . Educação Escolar Indígena: literatura e política educacional a partir dos anos 1970. In: Rosângela Célia Faustino; Maria Simone Jacomini Novak. (Org.). Alfabetização, cutlura e educação de jovens e adultos: uma experiência entre índios Kaingang no Paraná. 1ed.Maringá: Eduem, 2011, v. , p. 30-46.

·         NOVAK, M.S.J. ; ARAUJO, R. C. . Os indígenas no ensino superior: considerações sobre os acadêmicos da Universidade Estadual de Maringá. In: Maria Simone Jacomini Novak, Ana Elisa de Castro Freitas, João Valentin Wawzzyniak, Rosângela Célia Faustino. (Org.). Educação Superior Indígena no Paraná. 1ed.Maringá: EDUEM, 2010, v. 1, p. 93-106.

·         MENEZES, M. C. B. ; LUCAS, M. A. O. F. . Alfabetização e letramento: uma conquista da humanidade, um direito de todos. In: Rosângela Célia Faustino; Maria Simone Jacomini Novak. (Org.). Alfabetização, cultura e educação de jovens e adultos: uma experiência entre índios Kaingang no Paraná. 1ed.Maringá: EDUEM, 2011, v. 1, p. 93-112.

·         MENEZES, M. C. B. ; ANDRIOLI, Luciana Regina ; ALENCAR, Tiscianne Cavalcante de . Educação de Jovens e Adultos Indígenas: experiência entre os kaingang no Paraná. In: Rosangela Célia Faustino; Marta Chaves; Sonia Mari Shima Barroco. (Org.). Intervenções pedagógicas na educação escolar indígena: contribuições da teoria histórico-cultural. 2ed.Maringá: EDUEM, 2010, v. , p. 165-186.
O programa Bolsa Família e o acesso à educação escolar em comunidades indígenas Kaingang e Guarani no Paraná.
  • Avaliação de políticas públicas: reflexões acadêmicas sobre o desenvolvimento social e o combate à fome.
Materiais Didáticos


 
Vocabulário Xeta from OBEDUCUEM

Teses
- NOVAK, Maria Simone Jacomini. Os organismos internacionais, a educação superior para indígenas nos anos de 1990 e a experiência do Paraná: Estudo das ações da Universidade Estadual de Maringá.
- Universidade Estadual de Maringá.
- Orientadora: Prof.ª Dr.ª Rosângela Célia Faustino. [ Link da Tese ] 

Dissertações
- FRANCO, Evânia da Silva Novak. A matemática na educação indígena no Paraná: Da política educacional diferenciada à universidade - Uma contribuição da teoria histórico cultural.
- Universidade Estadual de Maringá.
- Orientadora:Prof.ª Dr.ª Rosângela Célia Faustino. [ Link da Dissertação ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário