Considerando a importância dos processos de ensino e
aprendizagem, a complexidade que envolve o bilinguismo, a alfabetização e seus
encaminhamentos metodológicos, o projeto institui um Observatório da Educação
Escolar Indígena com povos Kaingang, Guarani e Xetá no Paraná numa perspectiva
intercultural e interdisciplinar com foco nos anos iniciais do Ensino
Fundamental visando contribuir com a melhoria da qualidade da educação básica
por meio da formação de professores e produção de materiais didáticos bilíngues.
Objetivos específicos do projeto
- Envolver pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, estudantes indígenas do ensino superior, professores indígenas comunidades em ações voltadas à melhoria da educação básica e sua articulação com a pós-graduação;
- Identificar elementos que interferem positiva e negativamente no processo de ensino e aprendizagem de estudantes indígenas bilíngues nos anos iniciais do Ensino Fundamental;
- Desenvolver oficinas de formação de professores nas Terras Indígenas envolvidas, com ações teórico-práticas para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem;
- Promover Eventos (Seminários, Encontros) para discussão/estudos acerca da melhoria da qualidade da educação escolar indígena no Paraná;
- Oportunizar maior envolvimento dos estudantes indígenas e egressos do ensino superior no Paraná com projetos de pesquisa e intervenção nas escolas de suas comunidades de origem;
- Estimular e promover maior visibilidade das línguas indígenas nas escolas das Terras Indígenas;
- Produzir livros e materiais didáticos (áudio, jogos etc) bilíngues para os anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma perspectiva intercultural e interdisciplinar;
- Produzir textos teóricos a serem encaminhados para periódicos das áreas de educação e afins.
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